TERAPIA OCUPACIONAL

“Terapia Ocupacional? Já ouvi falar, mas confesso que não faço a menor ideia que tipo de terapia é esta …“

Pois é, os Terapeutas Ocupacionais ouvem diariamente este tipo de afirmação e, apesar de ser uma área crescente na Saúde, é ainda desconhecida para muitos!

É uma área da Saúde que tem como objetivo prevenir e/ou resolver problemas de saúde, que têm impato na realização de atividades do dia-a-dia, sejam elas quais forem, através do envolvimento em ocupações que sejam significativas para o indivíduo, visando o bem –estar, como forma de otimizar a participação dos mesmos.

Em termos de público-alvo, a Terapia Ocupacional atua em Pediatria (ex., perturbações de desenvolvimento, perturbação do espetro do autismo,…..), Adultos (ex., condições neurológicas e degenerativas), Idosos (ex., envelhecimento ativo, demência) e Saúde Mental (ex., doenças mentais).

Por isso, se por qualquer motivo deixou de fazer aquilo que mais gostava ou que tinha significado para si (trabalhar, fazer tarefas domésticas, cuidar de outros, etc) , não hesite em contatar um Terapeuta Ocupacional! Podemos ajudar, dando apenas simples estratégias para melhorar o seu dia.

Terapia Ocupacional com Integração Sensorial

Talvez desconhecido para muitos, este tema tem vindo a ganhar terreno na área da Terapia Ocupacional, especialmente quando falamos de crianças. 

Este conceito começou a ser desenvolvido pela Dra. Jean Ayres (terapeuta ocupacional, psicóloga educacional e neurocientista) nos anos 60. Este conceito de Integração Sensorial é tido como algo que influencia os comportamentos e a aprendizagem mais complexa, sendo visto como um processo cerebral que organiza e interpreta toda a informação que recebemos, através dos 7 sentidos (paladar, olfato, tato, audição, visão, vestibular e propriocetivo), de maneira a que tudo faça sentido e possamos interagir com o meio.

Um dos objetivos desta teoria, em termos de intervenção, é ajudar a entender o desenvolvimento da criança e a forma como responde ao que lhe é solicitado, colocando ênfase no processamento das sensações, procurando desenvolver abordagens que ajudem a criança a dar respostas mais adaptadas às exigências do meio. Isto é conseguido através do envolvimento em atividades sensoriais, enquanto se facilita que as crianças consigam desenvolver as tais respostas adaptadas aos desafios.

TERAPIA OCUPACIONAL COM INTEGRAÇÃO SENSORIAL
Terapia Ocupacional Snoezelen

Terapia Ocupacional Snoezelen

O Snoezelen surge pela junção de duas palavras, SNUFFELEN (cheirar) e DOEZELEN (relaxar). São comprovados os efeitos, transversalmente a todas as pessoas, com ou sem patologia. Em Portugal, é comummente utilizada na multideficiência, doença mental, demência, alterações de comportamento, hiperatividade, autismo, entre outras.

O ambiente Snoezelen permite:

Uma sala de Snoezelen combina música, sons, luzes, cores, vibrações, texturas e aromaterapia. É um ambiente seguro, que promove o autocontrolo, autonomia, exploração e descoberta, permitindo estimular os sentidos mais primários, sensorialmente.